RÁDIO RCB AM

Candidatos ao governo de Pernambuco em 2022: confira lista

Confira a lista completa dos candidatos a senador do Pernambuco, quais seus partidos e números de urna. Onze candidatos foram registrados na Justiça Eleitoral. Confira quem são os onze candidatos ao governo de Pernambuco

O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Confira, em ordem alfabética, a lista dos candidatos ao governo de Pernambuco

Anderson Ferreira - 22 (PL)

O PL lançou oficialmente, no Recife, a pré-candidatura ao governo de Pernambuco de Anderson Ferreira

Reprodução/TV Globo

Situação: Em 31 de março de 2022 renunciou ao mandato de prefeito de Jaboatão dos Guararapes, para o qual havia sido reeleito, para concorrer ao governo do estado. Foi eleito deputado federal por duas vezes e, atualmente, é o presidente estadual do PL.

Lançamento: candidatura oficializada em 31 de julho.

Claudia Ribeiro - 16 (PSTU)

Claudia Ribeiro foi oficializada pelo PSTU como candidata ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro de 2022

Pedro Alves/g1

Situação: É formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da rede municipal do Recife. Foi dirigente do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).

Lançamento: candidatura oficializada em 23 de julho.

Danilo Cabral - 40 (PSB)

Danilo Cabral é candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB

Priscilla Aguiar/g1

Situação: Cumpria seu terceiro mandato como deputado federal quando decidiu se candidatar ao governo, tendo sido eleito pela primeira vez em 2010. Também foi vereador do Recife, em 2004.

Lançamento: candidatura oficializada em 5 de agosto.

Jadilson Bombeiro - 35 (PMB)

Jadilson Francisco de Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro, é candidato a governador Pernambuco pelo PMB

Priscilla Aguiar/g1

Situação: suplente de vereador em Olinda, tem 43 anos e é sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, além de bacharel em direito, pós-graduado em direito penal e processo penal, e formado em ciência política.

Lançamento: candidatura oficializada em 22 de julho.

João Arnaldo - 50 (PSOL)

João Arnaldo oficializou a candidatura ao governo de Pernambuco pelo PSOL

Priscilla Aguiar/g1

Situação: Tem 47 anos e nasceu em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Ele é advogado, pós-graduado em direito administrativo, mestre em desenvolvimento e meio ambiente e doutorando em direito ambiental e sustentabilidade.

Lançamento: Candidatura oficializada em 3 de agosto.

Jones Manoel - 21 (PCB)

Jones Manoel oficializou candidatura ao governo de Pernambuco pelo PCB

Priscilla Aguiar/g1

Situação: Professor de história e youtuber, tem 32 anos. Começou a carreira política dando aulas em cursinhos populares. Também tem mestrado em serviço social.

Lançamento: Candidatura oficializada em 27 de julho.

Marília Arraes - 77 (Solidariedade)

Marília Arraes é lançada candidata ao governo de Pernambuco

Reprodução/TV Globo

Situação: É deputada federal, segunda secretária da Câmara dos Deputados e presidente estadual do Solidariedade. Tem 37 anos, é advogada e foi vereadora do Recife por dez anos e, em 2020, se candidatou à prefeitura, mas não foi eleita.

Lançamento: Candidatura oficializada em 31 de julho.

Miguel Coelho - 44 (União Brasil)

Miguel Coelho é oficializado pelo União Brasil como candidato ao governo de Pernambuco.

Pedro Alves/g1

Situação: no segundo mandato de prefeito de Petrolina, no Sertão, deixou o cargo no dia 31 de março. Tem 31 anos, já foi deputado estadual e é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Lançamento: Candidatura oficializada em 31 de julho.

Raquel Lyra - 45 (PSDB)

Raquel Lyra (PSDB) foi confirmada como candidata ao governo de Pernambuco

Priscilla Aguiar/g1

Situação: Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas. Foi delegada da Polícia Federal e é servidora concursada da Procuradoria Geral do Estado. Se elegeu deputada estadual por duas vezes e foi secretária da Infância e Juventude do Estado. Foi eleita prefeita de Caruaru, no Agreste, em 2016 e reeleita em 2020.

Lançamento: Candidatura oficializada em 30 de julho.

Ubiracy Olímpio - 29 (PCO)

Ubiracy Olímpio em convenção do PCO, no Recife

Reprodução/TV Globo

Situação: Poeta e escritor, Ubiracy Olímpio tem 61 anos, nasceu no Recife, cresceu em Olinda e mora em Jaboatão dos Guararapes, cidade pela qual já foi candidato a prefeito pelo PCO. Há seis anos se filiou ao partido.

Lançamento: Candidatura oficializada em 31 de julho.

(ATUALIZAÇÃO: em setembro, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Ubiracy Olímpio e de todos os candidatos do partido em Pernambuco. Cabe recurso e o processo ainda tramita no Tribunal Regional Eleitoral).

Wellington Carneiro - 14 (PTB)

Wellington Carneiro, de verde, com uma bandeira de Pernambuco no braço, e Caroline Tosaka, de amarelo, durante convenção do PTB

Reprodução/TV Globo

Situação: É advogado e pastor evangélico. Tem 48 anos e nasceu em Garanhuns, no Agreste. Já foi candidato a outros cargos eletivos, como vice-prefeito do Recife, em 2020. Foi filiado a outros dois partidos antes do PTB. Militou no PP por 19 anos e passou quatro anos no Patriota.

Lançamento: Candidatura oficializada em 30 de julho.

O que faz um governador

O governador representa o Poder Executivo estadual, é a figura política de cargo mais elevado entre as unidades federativas brasileiras. Serão escolhidos 27 governadores nas eleições de 2022. A lei define o governador como o responsável por administrar o estado e representar aquela região em ações políticas e jurídicas. Cabe ao governador decidir sobre investimentos públicos, implantar políticas públicas e zelar pela qualidade do serviço público local.

O que faz um governador?

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

NOTÍCIAS MAIS LIDAS